Novidades do 41º Festival de Cinema de Gramado

Festival de Cinema de Gramado

Coletiva apresentou os indicados ao prêmio e revelou novo projeto

Na última terça-feira (2) pela manhã, a equipe da Stampa esteve presente na coletiva de imprensa do 41º Festival de Cinema de Gramado, em que foram apresentados os indicados às quatro categorias do evento: Longa Metragem Nacional, Longa Estrangeiro, Curta Metragem Nacional e Curta Gaúcho. O festival acontece de 9 a 17 de agosto e nesta edição traz 48 filmes, os quais foram selecionados em meio ao número recorde de 580 filmes inscritos.

Entre os presentes na coletiva, que aconteceu na sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mário Quintana, no centro da capital, estavam o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, a secretaria de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, e os curadores Marcos Santuário e Rubens Ewald Filho.

Nos bastidores, nossa equipe conversou com Ewald Filho, que falou sobre a qualidade dos trabalhos inscritos e apontou um aumento significativo no número de inscrições dos trabalhos. “A cada ano nós temos mais opções. A criatividade brasileira é incrível, temos obras de ficção, documentários e temas dos mais variados. Recebemos quatro caixas lotadas de filmes e assistimos todos em 15 horas”, falou entusiasmado.

Além de revelarem o filme de abertura do festival, que será “Flores Raras”, do diretor carioca Bruno Barreto, os curadores comentaram ainda sobre um possível projeto paralelo ao festival. A ideia é uma espécie de circuito, que permitirá com que os filmes que não foram escolhidos mesmo assim sejam vistos pelo público, divulgados e rodados em todo o Brasil. “Um novo olhar deve ser lançado aos filmes que merecem ser vistos”, concluiu Edwald Filho.
Legenda da foto: Luia Barbacovi (vice-prefeito de Gramado), Rubens Ewald Filho (curador), Rosa Helena Volk
(secretária de Turismo de Gramado e coordenadora geral do evento), Jéferson Assumção (secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura) e Ralfe Cardoso (diretor da UM CULTURAL) / Crédito: Edison Vara

Acesse o link para conferir a lista de indicados: