A equipe de redação da Stampa participa da Semana Acadêmica da Comunicação, na UFRGS, de 16 a 20 de outubro. O workshop de Mídias Sociais, por Amanda Takassiki, da Todo Mundo Precisa de um RP, ampliou o cenário do marketing digital.
Amanda destaca as principais habilidades para o profissional de mídia atuar no mercado da internet, entre as técnicas, estão:
A importância do contexto: entender o contexto em que o conteúdo está inserido, o público e as possibilidades de interpretação que ele pode ter.
Dados em insights e capacidade analítica: analisar as métricas para compreender qual é a melhor linguagem para o público de interesse e a forma de abordagem.
Ter mente aberta, ser explorador e questionador: buscar sempre novas formas de comunicar, de maneira criativa e inteligente.
Noção em programação (nem que seja básica): não precisa ser especialista, mas entender a importância das novas tecnologias e de que maneira elas atuam é fundamental para o trabalho com mídia social.
Capacidade de envolver e engajar: a partir da análise e da aplicação correta das técnicas é possível ampliar o alcance do conteúdo, o que possibilita o contato mais próximo com o público.
Tecnologia nunca é demais: compreender as novidades do mercado e buscar sempre maneiras de aplicar de forma inteligente no nicho de mercado.
O valor da integração: integrar os canais, a partir do mesmo discurso em linguagens apropriadas para cada plataforma.
A profissionalização do setor, passando pelo aprendizado de técnicas, define a direção dos conteúdos publicados nas mídias, que tem uma linha muito tênue entre o descartável e o conteúdo de valor, ou seja, publicar o que realmente interessa ao público que se deseja estabelecer a comunicação.
Comentarios