Pelo que você identifica uma empresa? Nome? Cor? Logotipo? Slogan?
A identidade visual bem definida é o ponto-chave para o reconhecimento de uma empresa. Isso porque contribui para que ela crie um vínculo com o público. A Adidas, por exemplo, é conhecida mundialmente pelas três listras. A Apple, pela maçã mordida. A Motorola, pelo M. A Hyundai pelo H. As estratégias foram amplamente discutidas antes de chegar ao consumidor e, pelo que podemos perceber, são um sucesso.
Mas primeiro vamos definir o que é identidade visual. Ela é o conjunto de símbolos, cores, elementos, textos, imagens ou quaisquer formas que representem os valores e ideais de uma empresa. A identidade ajuda a passar credibilidade ao cliente, que visualiza a empresa como uma instituição séria e com um nome no mercado. Ter uma marca versátil, equilibrada e forte é essencial para criar envolvimento com o cliente. O objetivo final deve ser tornar sua empresa reconhecida, pela identidade visual, em qualquer lugar do mundo, vide cases da Coca Cola, da Nike ou da Samsung.
Dicas importantes sobre o tema:
Procure profissionais especializados para criar sua identidade. A Stampa possui uma equipe pronta para criar do zero a sua imagem no mercado.
Pense sua identidade visual baseada em cores, tipologias, elementos gráficos e imagens que realmente tenham ligação com o seu negócio.
Padronize toda a sua comunicação. Por exemplo, se sua marca são duas linhas vermelhas, insira-as em todos os materiais, sejam eles folders, cartões, posts etc.
Busque por cores que façam sentido com o que você quer vender. Por exemplo, se seu negócio é sobre saúde, busque por tons que representem vida e tranquilidade. Se for exercício, opte por elementos que passem a ideia de energia, força e vitalidade.
Não abuse de elementos gráficos. Sua marca deve ser versátil, não poluída. Menos é mais.
Busque se diferenciar no mercado. Se a Adidas utiliza três listras, invista em outro elemento. Uma boa pesquisa no Google pode ajudar a resolver isso.
Evolução de marcas consolidadas no mercado
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