top of page
Foto do escritorEliane Casassola

Snapchat e Periscope são soluções para vídeos em smartphones

O mundo dos aplicativos para smartphones e tablets apresenta novidades em uma velocidade gigantesca. Os lançamentos e atualizações trazem soluções para velhos problemas ou despertam novas necessidades. Atualmente, dois apps estão em evidência: Snapchat e Periscope.

O Snapchat não é tão jovem, foi lançado em 2011 para ser um misto de rede social e chat com imagens e vídeos que desaparecem depois de visualizados. Usuários da plataforma Android e iOS podem fazer o download nas respectivas Google Play e App Store de forma gratuita. Para participar, basta fazer o cadastro. Logo no primeiro login os contatos da agenda que possuem o Snapchat já ficam disponíveis.

Os vídeos do Snapchat podem ter no máximo 10 segundos de duração, e as fotos devem ser tiradas na hora, sem possibilidade de usar arquivos já salvos no aparelho. Se fizer print screen na tela, o amigo que enviou a imagem vai receber um aviso. Nem mesmo as conversas do chat ficam salvas. Durante a cerimônia do Oscars 2016, o Snapchat lançou uma novidade: os snaps das Live Stories podem ser vistos pela web. O player tem duas funcionalidades bacanas – se deixar a aba aberta, ele pausa e mostra a mensagem “Still Watching?” e borra a imagem ao pausar, evitando screenshots.

No Periscope, a proposta é diferente. O aplicativo lançado em março de 2015 pelo Twitter tem o objetivo de transmitir e ver vídeos ao vivo. Contudo, as gravações ficam disponíveis somente por 24 horas no servidor do aplicativo. Durante o live streaming, quem está assistindo consegue interagir no chat. A ferramenta também pode ser baixada nas lojas Google Play e App Store. Para acessar o Periscope, é necessário ter uma conta no Twitter.

Comentários


bottom of page